Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital foi lançada pelo Governo Federal em 24/09/2019 através da Portaria nº 1.065 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e tem por objetivo modernizar o acesso a vida laboral do trabalhador.

Em Campinas a CPAT (Centro Público de Apoio ao Trabalho) já está orientando população quanto a mudança.

Apesar do novo sistema estar em vigor os Postos de Atendimento ao Trabalhador ainda continuam emitindo as carteiras físicas em todo o Estado mediante agendamento.

Segundo a Administração Municipal, a determinação é suspender gradativamente a emissão do documento impresso e orientar a população a utilizar o novo modelo. Caso o trabalhador tenha alguma dificuldade deve também procurar a CPAT.

Aplicativo

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (App Store da Apple ou no Play Store do Android), ou acessar pelo portal no link https://gov.br/trabalho

Quem já possui cadastro no acessp.gov.brou no Meu INSS basta usar seu CPF e senha para acessar o App Carteira de Trabalho Digital.

Pelo aplicativo também será possível acesso as informações de Qualificação Civil com base no cadastro CPF e dados de contratos de trabalho por meio do CNIS e eSocial. Em caso de esquecimento de senha, basta seguir o passo a passo no próprio aplicativo.

Chave Única

A CTPS terá com chave única o CPF, sendo este número válido para fins de registro trabalhista. Desta forma, não será mais necessária a emissão de documento físico para contratação em empresas que estiverem obrigadas a utilizar o eSocial.

Fonte: https://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/10/campinas_e_rmc/872747-carteira-de-trabalho-sera-so-digital.html